sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Estudos espiritas

Bíblia do Caminho — Estudos Espíritas ©

<< (Website / Jesus / Kardec / Chico / Ee / B / O / D / W>>

ESDE — Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita — Programa Fundamental

Módulo VI — Reencarnação

Roteiro 3


Retorno à vida corporal: o planejamento reencarnatório


Objetivo Geral: Possibilitar entendimento da reencarnação sob a ótica da Doutrina Espírita.
Objetivo Específico: Explicar como é realizado o planejamento reencarnatório.


CONTEÚDO BÁSICO


  • De acordo com a Doutrina Espírita, o planejamento reencarnatório pode ser concebido pelo próprio Espírito que deseja reencarnar ou por Espíritos mais esclarecidos, especialmente designados para esta tarefa. Na primeira situação, o Espírito […] escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 258.
  • Na outra situação, Deus lhe supre a inexperiência, traçando-lhe o caminho que deve seguir, como fazeis com a criancinha. Deixa-o, porém, pouco a pouco, à medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, senhor de proceder à escolha […]. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 262.
  • Cada entidade reencarnante apresenta particularidades essenciais na recorporificação a que se entrega na esfera física […]. Os Espíritos categoricamente superiores […] podem plasmar por si mesmos […] o corpo em que continuarão as futuras experiências […]. Os Espíritos categoricamente inferiores, na maioria das ocasiões, […] entram em simbiose fluídica com as organizações femininas a que se agregam […] em moldes inteiramente dependentes da hereditariedade […]. Entre ambas as classes, porém, contamos com milhões de Espíritos medianos na evolução, portadores de créditos apreciáveis e dívidas numerosas, cuja reencarnação exige cautela de preparo e esmero de previsão. André Luiz: Evolução em Dois Mundos. Primeira parte, cap. 19 — Particularidades da reencarnação.