Fábio José Lourenço Bezerra
O
artigo abaixo, publicado no site da Sociedade de Pesquisas Psíquicas de
Londres - Enciclopédia PSI (www.psi-encyclopedia.spr.ac.uk), em 6 de
Maio de 2017, o autor Dr.James G Matlock, trata do intervalo entre
existências na matéria, que no Espiritismo é chamado de Erraticidade.
Utilizando-se de vasta bibliografia das pesquisas sobre a reencarnação
(lembranças de vidas passadas espontâneas ou sob regressão hipnótica),
Experiências Fora do Corpo e de Quase-Morte, além das memórias antes do
nascimento, o Dr. James analisa o que o conjunto desses estudos têm a
dizer sobre o que ocorre no período no qual o Espírito passa no mundo
espiritual, antes de ligar-se novamente a um corpo físico.
James
G Matlock recebeu seu Ph.D. em antropologia da Southern Illinois
University em Carbondale. Pesquisando sobre a parapsicologia, escreveu
sobre a história da parapsicologia, a antropologia da religião, além da
sobrevivência pós-morte e a reencarnação tanto na antropologia quanto na
parapsicologia. Trabalhou na Sociedade Americana de Pesquisas Psíquicas
e no Centro de Pesquisas do Reno, sendo atualmente pesquisador da
Fundação Parapsicologia. Ele ministra um curso sobre reencarnação
on-line através do Instituto de Pesquisa e Educação Alvarado Zingrone. É
co-autor, com Erlendur Haraldsson, de I Saw a Light and Came Here:
Children’s Experiences of Reincarnation.
Eis o seu artigo:
Memórias de Intermissão
A intermissão é o período entre a morte e
o renascimento na reencarnação. Cerca de 20% das crianças que se
lembram de vidas anteriores também lembram eventos desse intervalo.
Essas memórias mostram sinais claros de influência cultural, mas também
existem importantes consistências transculturais. Embora a maior parte
das memórias de intermissão esteja relacionada a eventos que não podem
ser confirmados, alguns incluem percepções verídicas (verificadas) e
interações com pessoas vivas e o mundo material.
Introdução
Ian Stevenson cunhou o termo
"intermissão" para o período entre a morte e o renascimento em um caso
de reencarnação 1. Ele chamou as lembranças desse intervalo de
'memórias de intermissão' 2. Poonam Sharma e Jim Tucker descobriram que
276 (23%) de 1.200 casos de reencarnação na coleção de Stevenson na
Universidade de Virginia incluíam memórias de intermissão. 3 James
Matlock e Iris Giesler-Petersen encontraram memórias de intervalo em 85
(21%) dos 400 casos de reencarnação publicados de doze países, sete na
Ásia e cinco no Ocidente 4.
Sharma e Tucker concluíram que os casos
com memórias de intermissão apresentavam memórias melhores do que os
sujeitos que recordaram vidas anteriores sem se lembrar do intervalo.
Casos com memórias de intermissão foram melhor desenvolvidos e mais
consistentes no geral, tanto em suas características comportamentais e
físicas quanto na precisão das memórias de vidas passadas. Indivíduos
com memórias de intermissão fizeram declarações significativamente mais
corretas sobre a vida anterior, eles se lembraram de mais nomes da vida
anterior, eles eram mais propensos a lembrar a morte da pessoa anterior,
e eles recordaram mais vidas passadas do que sujeitos sem memórias de
intermissão. Em outros aspectos, no entanto, os casos com memórias de
intervalo foram muito semelhantes aos casos sem eles 5.
Sharma e Tucker identificaram três
etapas da experiência de intermissão, com base em uma análise de 35
casos birmaneses. O primeiro estágio é o de transição após a morte,
geralmente durando até que o corpo seja enterrado, cremado ou descartado
de alguma forma. O segundo estágio é mais estável e geralmente se passa
em um local fixo. O terceiro estágio envolve a escolha dos pais para a
nova vida 6. Com base em pesquisas de memórias pré-natais e de vidas
passadas no Japão, Masayuki Ohkado identificou um quarto estágio, a vida
no útero e um quinto estágio, o nascimento e suas conseqüências
imediatas 7. Matlock e Giesler-Petersen confirmaram o modelo de cinco
estágios da experiência de intermissão com sua amostra global, embora
eles descobriram que a maioria das memórias de intermissão se relacionam
com as três primeiras etapas 8.
Memórias de intermissão foram relatadas
em todo o mundo, mas Stevenson observou que "elas correspondem de perto
aos hábitos das personalidades anteriores ou às expectativas do que
deveria acontecer após a morte, com base nas religiões locais ou outras
tradições culturais" 9. Matlock e Giesler-Petersen encontraram
diferenças importantes entre as memórias de intermissão relatadas pelos
países asiáticos e ocidentais. Na Ásia, os sujeitos tendiam a recordar o
intervalo que se passava num ambiente terrestre (talvez um pagode ou
uma árvore), enquanto no Ocidente eles o imaginavam passando no céu.
Espíritos de membros falecidos da família, amigos e outros seres
humanos, como também figuras não-humanas, apareceram em memórias de
intermissão em ambas as áreas do mundo, mas as figuras não-humanas foram
interpretadas de forma diferente. Os asiáticos os viam como o Rei da
Morte, divindades menores e devas, enquanto os ocidentais viam Deus,
Jesus e anjos 10.
Memórias de intervalo também foram
relatadas em sociedades tribais indígenas na América do Norte, com
semelhanças gerais com as de outros lugares, mas também com variações.
Stevenson observou que um índio tlingit do Alasca poderia contar como
após a morte ele foi transportado através de um lago em uma canoa, então
foi enviado de volta através do lago para renascer 11. Matlock
apresenta memórias históricas de intermissão do Tlingit, nas quais a
terra dos mortos é descrita no mesmo plano que o mundo material 12. Em
contraste, Richard Slobodin descreve um caso que ele ouviu do Kutchin
(Gwich'in) dos Territórios do Noroeste do Canadá, entre os quais
missionários cristãos estiveram vivos. Uma menina de 6 anos contou à mãe
que, depois que ela morreu, subiu ao céu em uma trilha íngreme e
estreita até chegar ao portão para o céu e ser admitida por São Pedro.
Ela continuou até conhecer Jesus, que lhe disse que não era hora de
morrer e mandou-a de volta à Terra para renascer 13.
Além dos espíritos de seres humanos
mortos e entidades não-humanas, alguns sujeitos de caso lembram de
perceber e interagir com indivíduos encarnados ou com o mundo material.
Percepções e interações foram relatadas durante todos os estágios da
experiência de intermissão. Alguns estão confirmados para ter acontecido
como os assuntos recordam. Mesmo quando eles não eram demonstravelmente
verídicos, os eventos percebidos poderiam ter acontecido como descrito.
Em nenhum caso, as percepções e interações de intermissão mostraram-se
errôneas ou implausíveis. Essa habilidade de perceber e interagir
enquanto desencarnada pode parecer improvável, mas Matlock e
Giesler-Petersen apontam que ela poderia ser tratada através de
percepção extra-sensorial e psicocinese por parte de uma mente
desencarnada 14.
Houve pouco comentário crítico ou cético
sobre as memórias de intermissão, talvez porque elas não sejam tão
amplamente conhecidas como memórias de vidas passadas. O cético da
reencarnação, David Lester, na verdade, supõe que elas estejam ausentes e
considera isso "intrigante". "Os espíritos devem lembrar esses tempos e
os tempos de uma encarnação anterior", diz ele. Isso é particularmente
importante porque a evidência de vida após a morte por experiências de
quase morte diz respeito à vida no mundo espiritual. Os relatos de
experiências de reencarnação não indicam nada sobre esse mundo
espiritual. As duas fontes de evidência estão, aparentemente, em
conflito ” 15. No entanto, nada disso é verdadeiro. Não apenas muitos
sujeitos de casos de reencarnação relembram a intermissão, como também
há fortes semelhanças entre a representação da existência desencarnada
em memórias de intermissão e experiências de quase morte 16.
Os cinco estágios da experiência de intermissão
Estágio 1: Morte e suas consequências imediatas
Sharma e Tucker descreveram o estágio de
intermissão 1 como um "estágio de transição" após a morte. Nove (26%)
de seus 35 indivíduos birmaneses lembraram eventos desse período 17. Um
total de 30 (35%) dos 85 casos na amostra multicultural de Matlock e
Giesler-Petersen incluiu o conteúdo da Fase 1 18.
Todos os 30 casos de Estágio 1 de
Matlock e Giesler-Petersen incluíram percepções do mundo material 19.
Keaw, soldado do exército tailandês, lembrou-se de que, depois de morrer
de cólera aos 20 anos de idade, tentara falar com seus parentes e
amigos, mas eles não respondiam. Ele viu seus parentes dando comida aos
monges. Um dia os monges realizaram uma cerimônia em sua antiga casa.
Quando eles estavam saindo, ele notou uma estranheza em seu corpo, e
pela primeira vez percebeu que estava morto 20.
As percepções do estágio 1 geralmente
incluem o descarte do corpo. Uma menina do Sri Lanka, Disna
Samarasinghe, lembrou-se de testemunhar seu funeral e disse que ela
havia sido enterrada perto de um formigueiro, o que era verdade, mas não
havia sido contemplada antes de sua morte. Ela apontou para onde estava
seu túmulo, embora não tivesse nenhum marcador que pudesse lhe dizer
sua localização 21. Ratana Wongsombat, da Tailândia, lembrou ter tido
suas cinzas cremadas espalhadas ao redor, em vez de serem enterradas,
como uma bodhi (uma figueira sagrada), como ela havia indicado em seu
testamento. 22Outro sujeito tailandês, Pratomwan Inthanu, lembrou que
ela havia morrido quando criança e seu corpo enterrado do lado de fora
do cemitério da aldeia, e não dentro dele, como deveria ter sido.
Ninguém, exceto o agente funerário, sabia que ele havia feito isso, mas
admitiu quando confrontado por Pratomwan. 23
O estágio 1 termina quando o espírito da
pessoa falecida se afasta do local da morte ou descarte do corpo, seja
para o Estágio 2 ou diretamente para o Estágio 3. Movimento direto para a
seleção de novos pais pode ocorrer quando um dos pais vier perto do
corpo ou do local da morte, o que Stevenson chamou de "fator geográfico"
na reencarnação. 24 Um garoto indiano chamado Sunder Lal lembrou ter
sido um homem que havia morrido de peste. O corpo do homem foi jogado em
um rio perto de onde a futura mãe de Sunder Lal estava tomando banho.
Ele a viu e foi para casa com ela. 25Um menino birmanês, Maung Kalar,
lembrou-se de ser um soldado indiano com o exército britânico na
Birmânia na década de 1940. Ele e um grupo de seus companheiros foram
atacados e assassinados pelos aldeões, após o que, segundo ele, seu pai
havia chegado e levado seus corpos para longe, despejando-os de um
penhasco. Ele seguiu seu pai para casa e renasceu em sua família. Kelar
apontou o local onde os assassinatos ocorreram, confirmados por seu pai,
que de fato havia jogado os corpos de um penhasco depois de levá-los
embora. 26
Estágio 2: Existência desencarnada
Purnima Ekanayake, do Sri Lanka, lembrou
ter sido atingida por um grande veículo (um ônibus) enquanto ela andava
de bicicleta. Depois do acidente, ela flutuou na escuridão por alguns
dias. Ela viu as pessoas lamentando por ela e chorando, e observou seu
corpo até o funeral. Então ela viu uma luz e a próxima coisa que ela
sabia era que estava em sua vida presente 27. Purnima não se lembrava de
nada da existência desencarnada depois de seu funeral, mas muitos
outros casos discutiram esse período. Sharma e Tucker encontraram
memórias do Estágio 2 em 19 (54%) de seus 35 casos birmaneses. 28 As
memórias do Estágio 2 figuraram em 66 (78%) dos 85 casos de Matlock e
Giesler-Petersen, e em 32 (48%) desses 66 casos, havia percepções do
mundo material 29.
Um menino indiano chamado Veer Singh
disse que durante um intervalo de 11 anos ele residiu em uma árvore
peepal (bodhi) no quintal da casa de sua antiga família. Ele sabia que a
família havia comprado um camelo e estivera envolvida em ações
judiciais e declarou os nomes (e mais tarde reconheceu) dois filhos
nascidos após sua morte. Veer disse que ele havia deixado sua árvore
para seguir um irmão que saiu sozinho e que ele contou isso a sua mãe em
um sonho. Em uma ocasião, ele ficou irritado com duas mulheres que
estavam balançando um ramo de sua árvore e provocou a quebra da prancha
em que elas estavam sentadas. Todos esses incidentes ocorreram como Veer
lembrou 30.
As lembranças de Veer Singh de seu tempo
na árvore peepal são típicas do ambiente pós-morte terrestre descrito
nas memórias de intermissão asiáticas. A maioria dos ocidentais diz que
eles vão para o céu depois de morrerem, mas os asiáticos geralmente
permanecem perto da terra. Dos 66 casos de Matlock e Giesler-Petersen
com memórias do Estágio 2, 30 (45%) referiram-se a um ambiente terrestre
e 27 (41%) referiram-se a um ambiente celestial. Cinco casos (8%)
referiam-se a ambientes terrestres e celestes. A natureza do ambiente
pós-morte não ficou clara em outros quatro casos (6%). Dos 30 casos
terrestres, 28 (93%) ocorreram em países asiáticos, enquanto dos 27
casos celestes, 19 (70%) ocorreram em países ocidentais. Os indivíduos
se referiram a ambientes terrestres e celestes em quatro casos asiáticos
e um caso ocidental. p <0 31.="" font="">0>
Quando ambos os ambientes terrestre e
celeste foram descritos, os sujeitos do caso disseram que passavam a
maior parte do tempo no céu, mas às vezes visitavam a Terra. Ratana
Wongsombat disse que foi primeiro ao céu, mas desceu para procurar algo
que havia deixado em uma cabana de meditação 32. Uma menina indiana,
Pratima Saxena, disse que "subiu" depois de morrer, mas sempre que seu
filho (anterior) precisava dela, ela "descia" para ajudá-lo 33. Uma
garota holandesa disse à mãe: "Eu estava com os anjos no céu e olhei
para baixo sobre a terra... Eu voei para a terra, entrei em uma casa e
olhei em volta" 34.
Além do ambiente terrestre do Estágio 2,
o caso de Veer Singh ilustra duas maneiras pelas quais os espíritos
podem interagir com pessoas vivas e com o mundo material durante o
intervalo - eles podem se comunicar através dos sonhos e agir de
maneiras percebidas pelos vivos - Atividade poltergeist. Existem outros
meios de interação, além destes. No famoso caso italiano de Alexandrina
Samona, Alexandrina apareceu nos sonhos de sua mãe, a família ouviu
batidas na parede e ela se comunicou com eles através de um médium 35.
Espíritos desencarnados podem se
apresentar como aparições também. Um menino birmanês, Maung Yin Maung,
lembrou que, depois de morrer quando seu avião caiu, ele vagou como um
espírito, aproximando-se da casa de seu irmão quando alguém saía do
banheiro. Ele reconheceu sua cunhada e caminhou na direção dela, parando
quando sentiu que não poderia se aproximar. Ela o viu e lhe disse que,
se quisesse, ele poderia "ficar" (reencarnado) com eles. Mais tarde,
naquela noite, ele a visitou enquanto dormia. Sua mãe e irmã também
apareceram no sonho, pedindo-lhe para voltar com eles, mas ele se
recusou a ir com eles. A cunhada (mãe de Maung Yin Maung) lembrou ter
visto a aparição, convidando-o para ficar com eles e também tendo tido
um sonho em que o homem morto apareceu junto com sua mãe e irmã (viva)
36.
Além de perceber e interagir com o mundo
material e as pessoas vivas, muitos sujeitos do caso lembram-se de se
envolver com espíritos não humanos durante o estágio 2 do intervalo. Uma
variedade de espíritos não humanos é mencionada, mas Matlock e
Giesler-Petersen descobriram que alguns papéis-chave - Gatekeeper,
Escort (ou Guide), Entity on Charge, e uma categoria diversa que
rotularam como Other - aparecem repetidas vezes. Os gatekeepers
apareceram no início do estágio 2 e verificaram os registros. As
acompanhantes encontraram o espírito desencarnado no início da Fase 2
(às vezes no final da Fase 1) e guiaram o espírito por pelo menos parte
da experiência da Fase 2. As Entidades Responsáveis supervisionaram o
ambiente da Fase 2 e, por vezes, tomaram decisões sobre o destino do
espírito desencarnado. Outros espíritos não humanos não tinham papéis
distintos e recorrentes 37.
Matlock e Giesler-Petersen observaram
que as entidades espirituais nos principais papéis eram percebidas de
forma diferente na Ásia e no Ocidente, de acordo com os preceitos e
valores culturais. Nos casos asiáticos, um Escort geralmente era
descrito como um homem velho ou sábio, geralmente vestido de branco,
enquanto nos casos ocidentais, era um homem ou uma mulher genéricos. Na
Ásia, entidades no papel Outro eram percebidas como divindades devas e
patronas, enquanto no Ocidente eram anjos. A Entidade Responsável é
interpretada diferentemente como Deus, Yama ou o Rei da Morte na Ásia,
mas como Deus ou Jesus no Ocidente 38.
Não parece haver um programa regular de
atividades durante a Fase 2, nem na Ásia nem no Ocidente. Apenas dois
dos sujeitos de Matlock e Giesler-Petersen relataram ter feito um
balanço de suas vidas anteriores quando morreram 39. Nasir Toksöz, um
menino turco Alevi, disse que após a sua morte, ele deu a Deus um relato
de sua conduta 40. Kazuya, um menino japonês, disse que depois de se
matar ele passou algum tempo em uma "sala de reflexão" antes de decidir
renascer com sua ex-mãe 41. Chanai Chhoomalaiwong, da Birmânia, disse
que foi forçado a tirar as roupas e andar nu por um lago de lótus
emaranhado 42, mas nenhum outro sujeito foi submetido a julgamento ou
punição. Um garoto inglês chamado Stephan Ramsay disse que havia
trabalhado em uma grande biblioteca, onde foi instruído a "colocar todos
os novos bits nos livros". Ele havia optado por trabalhar, mas não era
necessário trabalhar no céu 43. Kazuya disse que fez um pacto pré-natal
com outros três espíritos para renascer na mesma época 44. Nenhum outro
sujeito mencionou fazer planos para suas próximas vidas, além de
selecionar seus pais 45.
Quatro dos súditos de Matlock e
Giesler-Petersen se lembraram de ter oferecido uma fruta ou outro
alimento para comer antes de renascerem. 46 Alguns casos de reencarnação
creditam a sua capacidade de recordar vidas passadas - e interrupções -
de ter evitado comer estes alimentos, que Stevenson apelidou de “fruto
do esquecimento”. 47 O fruto do esquecimento é uma reminiscência de
beber do rio Lete para limpar memórias de vidas passadas antes de
reencarnar, como relata Er observando em Platão da República 48. A
técnica não parece ser muito eficaz, no entanto. Ampan Petcherat, da
Tailândia, 49 e Santosh Sukla, da Índia, 50 disseram que comeram a fruta
que foi oferecida, mas lembraram de suas vidas anteriores e o intervalo
antes de suas vidas atuais de qualquer maneira.
Estágio 3: Selecionando Novos Pais
Cerca de metade dos casos que lembram os
eventos da intermissão dizem que se lembram de como eles voltaram a
renascer para os pais. Dos 35 indivíduos birmaneses de Sharma e Tucker,
18 (51%) o fizeram, 51 e 85 de Matlock e Geisler-Petersen, 42 (49%). 52
Alguns desses assuntos também se lembram das percepções do mundo
material neste momento. Um total de 18 (43%) dos 42 sujeitos de Matlock e
Giesler-Petersen com memórias do estágio 3 falaram sobre pessoas ou
cenas que viram. Essas percepções ocorreram em ambientes terrestres e
celestes, embora fossem mais frequentes com os primeiros. Eles foram
confirmados como precisos em cinco casos 53.
Quando as memórias do estágio 3 estão
relacionadas a ambientes terrestres, elas geralmente envolvem fatores
geográficos. Um menino tailandês, Bongkuch Promsin, disse que depois de
passar algum tempo em uma árvore perto do lugar onde seu corpo foi
carregado depois de ser assassinado, ele foi procurar por sua mãe em sua
vida anterior. Era um dia chuvoso e ele se perdera no mercado da
aldeia. Quando ele viu seu pai atual, decidiu segui-lo e o acompanhou
até um ônibus. Na verdade, o pai de Bongkuch estava no mercado em um dia
chuvoso durante o mês em que sua esposa engravidara e pegara um ônibus
para casa. 54Percepções verídicas relacionadas à escolha dos pais também
podem ocorrer na perspectiva dos ambientes celestes. James Leininger,
que lembra ter morrido quando seu avião de combate foi abatido perto de
Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial, disse a seus pais que os viu
em uma praia no Havaí e descreveu corretamente o hotel cor-de-rosa em
que haviam passado 11 meses antes dele nascer 55. Em outros casos, os
novos pais eram conhecidos para a pessoa anterior, que foi atraído para
eles por que Stevenson chamado de 'fator psíquico', em oposição a um
fator geográfico 56.
Alguns sujeitos relatam que tiveram
ajuda na escolha de seus pais. Katsugoro, um menino japonês, disse a sua
família que depois de morrer de varíola ele ficou em sua casa anterior
até que um homem idoso veio para levá-lo embora. O homem o levou para
sua atual casa e disse que era onde ele iria renascer. 57 Kees, um
menino holandês, disse que depois que ele morreu, ele foi recebido por
um anjo que o levou para Deus. Ele ficou com Deus por um tempo, então os
anjos o haviam incitado a reencarnar. Quando ele resistiu, eles lhe
asseguraram que ficariam ao lado dele 58.
Às vezes, tanto a reencarnação "eletiva"
quanto a "assistida" estão envolvidas. Uma menina birmanesa chamada Ma
Par lembrou-se de ser uma oficial britânica a bordo de um avião de
reconhecimento que ficou sem combustível e caiu na Birmânia durante a
Segunda Guerra Mundial. Ela pensou na Inglaterra e encontrou-se lá, mas o
Rei da Morte forçou-a a voltar para a Birmânia. Mais tarde, ela foi
para a Inglaterra uma segunda vez, mas novamente foi levada de volta
para a Birmânia e disse que teria que renascer lá, embora a escolha da
família tenha sido deixada para ela 59.
Estágio 4: Vida no útero
Matlock e Giesler-Petersen encontraram
quatro casos com memórias de vida no útero, além de outros estágios da
experiência de intermissão 60. Um dos casos foi tailandês, os outros
três americanos. No caso tailandês, Thiang San Kla contou ver seu corpo
depois que ele foi morto. Ele queria voltar para lá, mas havia tantas
pessoas por perto que ele estava com medo. Ele visitou seus amigos e
parentes, mas nenhum podia vê-lo. Ele queria voltar para sua antiga mãe,
mas ela 'rejeitou' ele (ela era então muito velha para ter filhos),
então ele foi para a esposa de seu irmão mais novo, entrando pela boca
dela. Durante o período intra-uterino, ele entrava e saía da boca da mãe
61.
Ryan Hammons contou que, após sua morte,
ele foi primeiro a um "local de espera" a caminho do céu. Ele disse
que, dos céus, viu seus pais e escolheu sua mãe, que ele conhecera em
uma vida anterior. Ele queria saber por que sua mãe queria que ele fosse
uma menina. Quando ela perguntou por que ele achava isso, ele explicou
que tinha "visto do céu". Um médico fez um teste e disse que ela estava
carregando um menino, o que a perturbou tanto que ela chorou por um
longo tempo durante o jantar de aniversário de seu pai em um
restaurante. Sua reação naquela noite foi algo que a mãe de Ryan logo se
arrependeu, e não falou sobre, mas o relato de Ryan sobre isso foi
inteiramente correto 62.
Outro menino, William, disse que ele
havia morrido na quinta-feira e ido para o céu, onde havia visto animais
e conversado com Deus. Ele disse a Deus que estava pronto para voltar e
nasceu em uma terça-feira. "Quando você morre, você não vai direto para
o céu", relatou William. 'Você vai para níveis diferentes - aqui,
depois aqui, então aqui'. Ele moveu a mão para cima e para cima para
indicar ascendência através dos níveis. Ele disse que animais e pessoas
renasceram. William realmente nascera em uma terça-feira e seu avô, com
quem ele foi identificado, morrera na quinta-feira. Quando William viu
uma foto de sua mãe quando ela estava grávida, ele comentou que, quando
estava de barriga, ela sempre segurava quando subia correndo as escadas
de sua casa. Ela perguntou como ele sabia disso e ele disse que estava
observando-a 63.
O terceiro menino americano com memórias da vida no útero, Bobby Hodges, também lembrou seu nascimento.
Estágio 5: Nascimento e suas conseqüências imediatas
Bobby Hodges, de quatro anos, relembrou
fragmentos de duas vidas anteriores e tinha lembranças claras de eventos
que começaram com seu tempo no ventre de uma tia. Quando ele estava lá,
a família morava em uma casa que tinha escadas sem escarpas e estava
perto da água, ele disse 64. Ele tinha um irmão gêmeo que agora era seu
irmão mais novo. Ele exigiu que seu irmão lhe dissesse por que e como
ele havia terminado a gravidez e os retirado do útero da tia. Bobby
disse que tentara voltar para sua tia, mas encontrou seu útero já
ocupado e não conseguiu desalojar seu novo ocupante. Porque ele estava
ansioso para voltar à vida encarnada, ele foi para sua mãe atual em seu
lugar. Ele descreveu ter visto o casamento de seus pais, que aconteceu
enquanto sua mãe estava grávida dele. Ele falou sobre ter tido
dificuldades em nascer e finalmente ser entregue por cesariana.
Todos esses eventos ocorreram como Bobby
descreveu. Durante sua gravidez incompleta com meninos gêmeos, sua tia
vivia em uma casa em uma baía. A casa tinha escadas sem escarpas. Ela
havia abortado até o final da gravidez, aparentemente quando um gêmeo
havia rolado no cordão umbilical que compartilhavam. Outra gravidez se
seguiu logo depois, e o primo de Bobby nasceu 18 meses antes dele. A
descrição de Bobby sobre o casamento de seus pais foi correta, assim
como seu relato sobre seus problemas de parto. Seu corpo apresentava-se
em decúbito e, em um esforço para entregá-lo, os médicos tentaram
empurrá-lo de volta ao útero. Quando sua mãe explicou que isso era o que
eles estavam fazendo, Bobby respondeu: 'Ah, eu não sabia disso. Eu
teria me virado, mas achei que eles estavam me empurrando de volta.
Enfim, então eu vi a luz 65.
Experiências de Intermissão vs Experiências de Pré-Nascimento
O termo "lembrança pré-natal" às vezes
se refere a recordações de qualquer experiência antes do nascimento, e
inclui memórias de vidas passadas e memórias de intervalo 1, mas mais
estritamente refere-se a memórias de nascimento, útero e um período de
existência desencarnada. , juntamente com a seleção dos pais (Etapas 2,
3, 4, 5), sem referência a encarnações anteriores 66. É neste último
sentido que a "memória pré-nascimento" e a "experiência pré-nascimento"
são empregadas aqui, a fim de distinguir memórias pré-nascidas de
memórias de intermissão.
Fenomenologicamente e estruturalmente,
as memórias pré-natais são muito semelhantes às memórias de intermissão
67. Todas as 21 crianças no estudo de Ohkado e Ikegawa disseram que não
estavam sozinhas em seu estado desencarnado. Catorze viam um deus ou uma
entidade divina, e doze estavam com espíritos que se tornaram seus
irmãos ou amigos. Dezessete crianças disseram que escolheram seus pais.
Três disseram que receberam assistência de uma entidade não humana. Doze
se lembraram de ir ao ventre de sua mãe. Quinze disseram que viram
eventos se desdobrando no mundo material, embora suas memórias desses
eventos fossem limitadas, restritas a seus pais e famílias. Em três
casos, as percepções lembradas eram verídicas 68.
Matlock e Giesler-Petersen optaram por
não incluir memórias pré-natais em sua análise das memórias de
intermissão 69, mas se as tivessem incluído, poderiam ter mais exemplos
de lembranças do útero e do nascimento. Ohkado e Ikegawa 70 e Ohkado 71
descobriram que as lembranças do útero e do nascimento eram muito mais
comuns do que as lembranças de vidas passadas em suas pesquisas
japonesas. Relatos anedóticos das memórias do útero e do nascimento
aparecem em coleções publicadas de memórias pré-natais ocidentais 72 e
em fóruns online como PreBirthExperience.com (
http://www.prebirthmemories.com/), mas uma investigação aprofundada,
baseada em entrevistas, do tipo que é a norma na pesquisa de
reencarnação, ainda não começou com memórias pré-natais. Muito mais
trabalho precisa ser feito antes que haja uma boa compreensão de quantas
memórias pré-natais confiáveis existem, como elas são transculturais,
e como melhor interpretar semelhanças e diferenças entre elas e
memórias de intermissão 73.
Experiências pré-natais são
provavelmente um subconjunto de experiências de intermissão, mas isso
não é certo 74. A idéia de que a alma pode pré-existir sem ter tido uma
incorporação anterior é antiga no pensamento ocidental, 75 e ainda está
por aí. Em seu livro Life before Life , o escritor mórmon Richard Eyre
diz que as memórias pré-natais nos dizem que 'nossos espíritos viveram
muito antes de herdarem nossos corpos - não em outras pessoas, mas em
outro lugar, em um reino pré-mortal onde cada um de nós se desenvolveu.
tornou-se quem somos e de onde previmos esta vida física como uma fase
contínua de nossa experiência e nosso progresso espiritual ” 76. No
entanto, como observa Matlock, os relatos atualmente disponíveis de
memórias pré-natais muitas vezes carecem de detalhes. O argumento da
pré-existência sem encarnação anterior seria mais forte se houvesse boas
lembranças de todos, exceto do primeiro estágio da experiência de
intermissão. Do jeito que as coisas estão, é provavelmente melhor
considerar as lembranças pré-natais não como uma categoria distinta das
memórias de intermissão, mas como casos em que apenas as partes
posteriores da experiência inter-vida são lembradas 77.
Experiências de Intermissão vs Experiências de Quase Morte
Há uma diferença óbvia entre
experiências de quase morte (EQMs) e experiências de intermissão: as
pessoas que passaram por uma EQM retornam ao mesmo corpo no final,
enquanto aquelas que lembram da intermissão afirmam ter deixado seus
corpos antigos e adotado novos. No entanto, em estrutura e conteúdo, as
EQMs têm muito em comum com as experiências de intermissão. As
experiências de intermissão aparentemente aumentam quando as EQMs
terminam 78.
Muitas EQMs começam com uma experiência
fora do corpo ou uma EFC, durante as quais o experimentador vê seu
corpo, como se estivesse de fora dele. As EQMs então passam para um
"estágio transcendental" que passa (em casos ocidentais, pelo menos) em
um reino sobrenatural e não-material, tipicamente descrito como o céu.
Durante este estágio transcendental, o experimentador pode encontrar
entidades humanas e não-humanas. Algumas dessas entidades atuam como
acompanhantes ou guias, e muitas vezes dizem às pessoas que passaram por
uma EQM que não podem ir mais longe, mas precisam retornar ao corpo 79.
Durante todos os estágios, os experimentadores podem perceber e
interagir com o mundo material e as pessoas nele, e essas atividades
podem ser verídicas 80.
A EFC da EQM assemelha-se grandemente à
Fase 1 da experiência de intermissão, e a fase transcendental é como a
Fase 2. O retorno ao corpo em EQMs, e a seleção de pais e a mudança para
o útero em experiências de intermissão, são complementares, e De fato,
os mesmos tipos de entidades que dizem às pessoas que passaram por uma
EQM, é hora de retornar aos seus corpos, em experiências de intermissão,
desenham experiências e podem mostrá-las a seus novos corpos (Katusgoro
é um exemplo). As percepções do mundo material e as interações com os
vivos são relatadas durante as EQMs, assim como durante as experiências
de intermissão e pré-nascimento 81.
Características como passar por um
túnel, ver uma luz e rever a vida - que se tornaram amplamente
associadas a EQMs - também são relatadas no Estágio 1 das memórias de
intermissão, embora raramente 82. Curiosamente, essas características se
revelaram características principalmente das EQMs ocidentais e não
fazem parte do que hoje é reconhecido como a EQM interculturalmente
universal, que além da estrutura básica, inclui não mais que apreender
seres espirituais e não-humanos. Reinos materiais à beira da morte. 83
Em suas qualidades essenciais, as memórias de intermissão estão,
portanto, mais próximas do padrão universal da EQM do que do padrão
ocidental da EQM.
Experiências de Intercurso Espontâneo vs Regressão
Relatos do período de intermissão
emergentes durante a regressão de idade sob hipnose se tornaram bem
conhecidos através dos livros best-sellers de Michael Newton, Journey of
Souls e Destiny of Souls 84. Newton pinta um quadro detalhado do
intervalo, que ele diz ter ouvido repetido em muitas regressões, mas
esse quadro é muito diferente do quadro que emerge das memórias de
intermissão e pré-nascimento e das EQMs 85.
Algumas das características que Newton
descreve são chuveiros curativos, áreas de espera, salas de espera com
grupos de aglomerados de almas e tribunais, antes dos quais os espíritos
avaliam o quão bem eles alcançaram as metas que definiram para suas
últimas vidas humanas e formularam planos para os próximos. A estrutura
de cinco estágios da experiência de intermissão está ausente do relato
de Newton. Ele descreve o encontro com guias espirituais em vez do
conjunto de entidades espirituais encontradas em experiências
espontâneas, e a maioria dos tipos de papéis identificados por Matlock e
Giesler Petersen estão ausentes. Newton não menciona percepções do
mundo material ou interações com os vivos e, de fato, não descreve nada
que seja objetivamente verificável ou verídico de qualquer forma. Sua
análise baseia-se inteiramente nos padrões que ele identificou durante
as regressões que realizou 86.
Como as diferenças radicais no retrato
do intervalo em experiências espontâneas e sob hipnose podem ser
explicadas? Se as descobertas de Newton fossem típicas do que é relatado
durante a regressão por outros profissionais, seria preciso imaginar se
a hipnose está tocando um nível mais profundo da realidade psicológica
do que as pessoas conseguem lembrar espontaneamente. No entanto, outros
praticantes não encontraram as mesmas coisas 87. Matlock acredita que a
resposta está na natureza sugestiva do estado hipnótico. Pessoas sob
hipnose, muitas vezes, produzem o que o hipnotizador espera. A hipnose
não é um bom estimulador da memória, e é por isso que o testemunho
baseado em memórias recuperadas hipnoticamente não é permitido nos
tribunais. Há outras coisas sobre o material de regressão que também
devem levantar suspeitas. Por exemplo, sujeitos regredidos não descrevem
vínculos psíquicos ou geográficos entre vidas, que explicariam por que
uma vida segue outra com quem e onde ela ocorre 88.
Como podemos explicar as memórias de intervalo?
Como é possível alguém recordar seu
nascimento, muito menos o tempo gasto no ventre e, antes disso, sua
existência como desencarnado e vidas anteriores? Se memórias são
formadas e armazenadas no cérebro, como muitos psicólogos e outros
cientistas assumem, memórias verídicas desse tipo não deveriam ocorrer, e
ainda assim um bom número delas foi relatado. A resposta óbvia é que as
memórias não são armazenadas no cérebro. De fato, décadas de pesquisa
não encontraram traços de memória no cérebro. Os pesquisadores vêem
partes do cérebro se tornarem ativas quando as memórias são recuperadas,
mas isso não prova que elas estão armazenadas lá - a atividade cerebral
pode estar relacionada à recuperação de memórias de algum outro lugar
89. Na visão de Matlock, esse outro lugar é a parte subconsciente da
mente 90. Matlock adere ao modelo de "transmissão" das relações cérebro /
mente, segundo o qual a mente ou a consciência existe independentemente
do cérebro, mas interage com o cérebro durante a vida 91. Se ele
estiver certo, as memórias podem ser formadas e armazenadas no
subconsciente mesmo quando a mente não está associada a um corpo. Elas
não seriam dependentes do cérebro, embora porque o cérebro controla tudo
a ver com o corpo, o cérebro seria ativado quando as memórias são
recuperadas do subconsciente são recuperadas durante a vida incorporada.
James G Matlock
BIBLIOGRAFIA
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Braude, S. E. (2006). Memory without a trace. European Journal of Parapsychology, 21, 182–202.
Carman, E. M., & Carman, N. J.
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ed). Berkeley, CA: North Atlantic Books.
Eyre, R. (2000). Life before life:
Origins of the soul . . .Knowing Where you Came From and who you Really
Are. Salt Lake City, UT: Deseret Book Company.
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