Princípios do Espiritismo
1. Deus é eterno,
imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
2. Ele criou o
universo, que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e
imateriais.
3. Os seres materiais
constituem o mundo visível ou corporal, e os seres imateriais constituem o
mundo invisível ou espiritual, ou seja, o espírito-mundo, ou o mundo dos
espíritos.
4. O mundo espiritual
é a, primitivo, eterno mundo normal, pré-existente para, e sobreviver, tudo o
resto.
5. O mundo corporal é
apenas secundária; poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem
alterar a essência do mundo espiritual.
6. Espíritos revestem
temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição, pela morte,
restaura-los à liberdade.
7. Entre as diferentes
espécies de seres corporais, Deus escolheu a espécie humana para a encarnação
dos Espíritos que atingiram um certo grau de desenvolvimento; é isso que
lhe dá uma superioridade moral e intelectual para todos os outros.
8. A alma é um
espírito encarnado, cujo corpo apenas o seu envelope.
9. Há no homem três
coisas: (1) O organismo, ou ser material, análogos aos animais e animado pelo
mesmo princípio vital; (2) A alma, ou ser imaterial, um Espírito encarnado
no corpo; (3) A ligação que une a alma eo corpo, princípio intermediário
entre a matéria eo espírito.
10. O homem tem, assim,
duas naturezas: pelo corpo participa da natureza dos animais, dos quais tem os
instintos; por sua alma, ele participa da natureza dos espíritos.
11. O laço ou
perispírito, que une o corpo eo espírito, é uma espécie de semi envelope
material. A morte é a destruição do corpo material, que é a mais grosseira
do homem de dois envelopes; mas o espírito preserva seu outro envelope, o
perispírito, o que constitui para ele um corpo etéreo, invisível para nós em
seu estado normal, mas que ele pode render ocasionalmente visível e mesmo
tangível, como é o caso em aparições.
12. Um espírito,
portanto, não é um ser abstrato, indefinido, só para ser concebida pelo nosso
pensamento; é um real, sendo circunscrito, que, em certos casos, é
apreciável pelos sentidos da visão, audição e tato.
13. Os Espíritos
pertencem a diferentes classes e não são iguais entre si ou no poder, na
inteligência, no conhecimento, ou na moralidade. Os da primeira ordem são
diferenciadas das abaixo deles por sua pureza superior e conhecimento, sua
proximidade de Deus e seu amor à bondade; eles são "anjos" ou As
outras classes são cada vez mais distante dessa perfeição "espíritos
puros."; os das classes inferiores são inclinados a maior parte do
nosso paixões, ódio, inveja, ciúme, orgulho, etc .; eles se comprazem no
mal.Entre eles estão alguns que não são nem muito boa nem muito ruim, mas estão
provocando e problemático em vez de mal-intencionados são muitas vezes travesso
e irracional, e podem ser classificados como espíritos vertiginosos e loucas.
14. Espíritos não
pertencem perpetuamente à mesma ordem. Todos estão destinados a alcançar a
perfeição passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita. Esta
melhoria é efectuada por encarnação, que é imposta a alguns deles, como
expiação, e em outros como missão. Vida material é uma prova que eles têm
que passar por muitas vezes até que tenham atingido a perfeição
absoluta; é uma espécie de filtro, ou alambique, a partir do qual eles
emitem mais ou menos purificada após cada nova encarnação.
15. Ao deixar o corpo,
a alma volta a entrar no mundo dos espíritos de onde ele veio, e da qual ele
entrará em uma nova existência material, após um lapso de mais longo ou mais
curto de tempo, durante o qual seu estado é a de um errante ou errante
espírito.
16. Spirits ter que
passar por muitas encarnações, segue-se que todos nós tivemos muitas
existências e que teremos ainda outras, mais ou menos perfeita, seja na Terra
ou em outros mundos.
17. A encarnação dos
Espíritos ocorre sempre na raça humana; seria um erro supor que a alma ou
espírito pudesse encarnar no corpo de um animal.
18. Sucessivas
existências corporais do Espírito são sempre progressivas e nunca
retrógrada; mas a rapidez do nosso progresso depende dos esforços que
fazemos para chegar à perfeição.
19. As qualidades da
alma são as do Espírito encarnado em nós; assim, um bom homem é a
encarnação de um espírito bom, e um homem mau é o de um espírito impuro.
20. A alma possuía sua
própria individualidade antes de sua encarnação; preserva que a
individualidade após a sua separação do corpo.
21. Em sua re-entrada
para o mundo espiritual, a alma reencontra lá todos aqueles a quem ele conheceu
em cima da terra, e todas as suas existências anteriores, eventualmente, voltar
à sua memória, com a recordação de todo o bem e de todo o mal que que tem feito
neles.
22. O Espírito
encarnado está sob a influência da matéria; o homem que supera essa
influência pela elevação e purificação de sua alma, levanta-se mais perto dos
Espíritos superiores, entre os quais ele um dia vai ser
classificados. Aquele que se permite ser governado por más paixões, e
coloca todo o seu prazer na satisfação dos apetites grosseiros, traz-se mais
perto dos espíritos impuros, dando preponderância à sua natureza animal.
23. Espíritos encarnados
habitam os diferentes globos do universo.
24. Espíritos que não
estão encarnados ou errantes, não ocupam uma região determinada e
circunscrita; eles estão por toda parte, no espaço, e em torno de nós,
ver-nos, e misturar com a gente incessantemente; É toda uma população
invisível, em constante movimento e ocupado sobre nós, por todos os lados.
25. Espíritos exercem
uma ação incessante sobre o mundo moral, e até mesmo sobre o mundo
físico; eles agem tanto sobre a matéria e sobre o pensamento, e constituem
um dos poderes da natureza, a causa eficiente de muitas classes de fenômenos
sedutores para inexplicável ou mal interpretados, e de que só a teoria espírita
pode dar uma explicação racional.
26. Espíritos são
incessantemente em relação com os homens. Os bons espíritos tentam nos
levar para o caminho certo, sustentar-nos nas provas da vida e nos ajudam a
suportá-las com coragem e resignação; os maus-nos seduzir para o mal: é um
prazer para eles ver-nos cair, e nos tornar semelhantes a si mesmos.
27. As comunicações dos
Espíritos com os homens são ocultas ou ostensivo. Suas comunicações
ocultas são feitas através da boa ou má influência que exercem sobre nós sem
ter consciência disso; é nosso dever de distinguir, pelo exercício do
nosso julgamento, entre os bons e os maus inspirações que são, assim, que se
exercem sobre nós. As comunicações ostensivas ocorrem por meio da escrita,
de fala ou de outras manifestações físicas, e, geralmente, por intermédio dos
médiuns que lhes servem de instrumento.
28. Espíritos se
manifestam espontaneamente ou em resposta a evocação. Todos os espíritos
podem ser evocados: aqueles que têm animado o mais obscuro dos mortais, bem
como os dos personagens mais ilustres, e qualquer que seja a época em que
viviam; os de nossos parentes, nossos amigos, ou nossos inimigos; e
nós podemos obter a partir deles, por escrito ou por comunicações verbais,
conselhos, informações no que diz respeito à sua situação de além-túmulo, seus
pensamentos em relação a nós, eo que quer revelações que estão autorizados a fazer
para nós.
29. Espíritos são
atraídos pela sua simpatia com a qualidade moral das partes por quem eles são
evocados. Os Espíritos superiores ter prazer em reuniões de carácter
grave, animados pelo amor de Deus eo desejo sincero de instrução e
aperfeiçoamento.
30. Sua presença afasta
os Espíritos inferiores que encontram, na, acesso gratuito contrário e
liberdade de ação entre as pessoas de disposição frívola, ou reunidos por mera
curiosidade, e onde quer maus instintos estão a ser atendidas com. Assim,
longe de obtenção de espíritos, sob tais circunstâncias, seja um bom conselho
ou informação útil, nada é para ser esperado a partir deles, mas
insignificante, mentiras, truques mal-humorado, ou Humbugging;pois muitas vezes
emprestado os nomes mais venerados, de modo a melhor a impor sobre aqueles com
quem eles estão em comunicação.
31. É fácil distinguir
entre bons e maus espíritos. A linguagem dos Espíritos superiores é
constantemente digna, nobre, caracterizada pela mais alta moralidade, livre de
qualquer traço de paixão terrena; seus conselhos respirar a mais pura
sabedoria, e sempre temos nossa melhoria eo bem da humanidade para o seu
objetivo. As comunicações dos Espíritos inferiores, ao contrário, são
cheios de discrepâncias, e sua linguagem é muitas vezes comum, e até mesmo
grosseira. Se eles às vezes dizem coisas que são boas e verdadeiras, eles
mais frequentemente fazer declarações falsas e absurdas, motivadas por
ignorância ou malícia. Eles jogam em cima da credulidade daqueles que os
interrogam, divertindo-se por lisonjeiro sua vaidade, e enganando-os com falsas
esperanças. Em uma palavra, comunicações instrutivas dignas desse nome só
podem ser obtidos em centros de caráter grave, cujos membros estão unidos, por
uma íntima comunhão de pensamento e desejo, na busca da verdade e da bondade.
32. O ensinamento moral
dos Espíritos superiores podem ser resumidas, como o de Cristo, na máxima
evangelho, 'Faça aos outros o que gostaria que os outros vos façam;' ou
seja, fazer o bem a todos, e errado ninguém. Este princípio de ação
envolve a humanidade com uma regra de conduta de aplicação universal, desde as
coisas mínimas para o maior.
33. Eles nos ensinam
que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da
natureza animal, prendendo-nos à matéria; que aquele que, nesta vida
inferior, destaca-se a partir de matéria através de desprezo de futilidades
mundanas, e através do amor ao próximo, traz-se de volta para a natureza
espiritual; que todos nós devemos fazer-nos útil, de acordo com os meios
que Deus colocou em nossas mãos para o nosso julgamento; que o forte eo poderoso
devem apoio e proteção para os fracos; e que aquele que abusa de força e
poder para oprimir seu semelhante viola a lei de Deus. Eles nos que, no
espírito-obra nada pode ser escondido ensinar, e que o hipócrita haverá
un-mascarado, e toda a sua maldade revelado; que a presença inevitável e
perpétua, daqueles com quem tenhamos errado na vida terrena é um dos castigos
que nos esperam no mundo espiritual; e que o estado inferior ou superior
dos espíritos dá origem nesse outro vida a sofrimentos ou prazeres desconhecidos
para nós sobre a terra.
34. "Mas eles
também nos ensinam que não há pecados imperdoáveis, nenhum que não pode ser
erradicada pela reparação. O homem
encontra o meio de realizar isso nas diferentes existências que lhe permitam
avançar progressivamente, e de acordo com seu desejo e seus esforços, no
sentido da perfeição que constitui o seu objectivo final. Tal é a
soma da doutrina espírita, como contida nos ensinamentos dados por espíritos de
alto grau. Vamos agora considerar as objeções que são levantadas contra
ele.
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