quinta-feira, 30 de março de 2017

SOBRE CHICO XAVIER

O mais famoso médium do Brasil foi Francisco Cândido Xavier, nascido em Pedro Leopolodo (MG) em 2 de abril de 1 910 e falecido (“desencarnado”, para os espíritas) em 30 de junho de 2 002. A mediunidade de Chico começou a se manifestar quando ele tinha apenas quatro anos de idade.

Pedro Leopoldo é uma cidade com cerca de 60 mil habitantes, localizada nas proximidades de Belo Horizonte. A casa onde Chico viveu até os cinco anos de idade, antes de mudar-se para Uberaba, foi transformada em museu.

A mãe de Chico Xavier faleceu quando ele era um garoto com apenas cinco anos. Pouco tempo depois, ele começou a “se comunicar” com o espírito da mãe. Foi uma época de sofrimento para o menino Chico, que estava sendo criado pela madrinha, que o castigava muito.

Com o novo casamento do pai, Chico e seus oito irmãos (que foram separados depois da morte da mãe) voltaram a morar juntos. A madrasta se prontificou a cuidar deles e Chico voltou a estudar.

A mediunidade trouxe sérios problemas para o jovem Chico. Ele virou motivo de acusações e chacotas na escola.

O pai de Chico chegou a pensar em interná-lo num hospital psiquiátrico por causa da sua mediunidade. Isso sem contar que foi chamado de endemoniado quando contou que conversava com espíritos.

Concluiu o ensino primário aos 14 anos de idade e nunca mais voltou a estudar.

Francisco iniciou os estudos do espiritismo aos 17 anos de idade. Segundo seus biógrafos, o espírito da mãe o teria aconselhado a ler a obra de Allan Kardec. Na mesma época, iniciou-se na prática da psicografia.

O primeiro contato com o espírito Emmanuel ocorreu em 1 931, quando Chico era um jovem de 21 anos.

Alguns pesquisadores acreditam que o espírito André Luiz é o médico e sanitarista Carlos Chagas, descobridor da doença de Chagas e morto aos 55 anos, vítima de infarto. Há quem acredite, no entanto, que André Luiz seja o neurologista Faustino Esposel, falecido com 43 anos.

Em 1 932, então com 22 anos, Chico Xavier lançou o livro Parnaso de Além-Túmulo, com poemas “psicografados” de grandes nomes da poesia brasileira. A primeira edição trazia apenas 60 poemas, que foram aumentando ao longo do tempo. Com a última edição, a quantidade de poemas saltou para 259.

Um dos autores brasileiros psicografados por Chico Xavier foi Humberto de Campos. Foram 12 obras de contos e crônicas escritas em nome do escritor maranhense. O curioso é que a família de Humberto de Campos entrou com um processo contra a Federação Espírita Brasileira reivindicando direitos autorais das obras.

Em 1 958, um sobrinho de Chico Xavier chamado Amauri Pena acusou o tio de charlatanismo. Ele mesmo, que chegou a afirmar que possuia mediunidade, negou ser um médium e tentou atingir diretamente Chico Xavier. Arrependido e com sérios problemas com o álcool, Amauri foi internado num hospital psiquiátrico em São Paulo, onde faleceu.

A obra mais vendida de Chico Xavier é o livro Nosso Lar, com mais de 1 milhão de exemplares.

Chico Xavier é um dos brasileiros mais traduzidos no exterior. Seus livros foram vertidos para mais de 50 idiomas, como inglês, francês, espanhol, alemão, árabe e até esperanto.

Chico Xavier teve, ao longo do tempo, diversos problemas de saúde: catarata, labirintite, hérnia de disco, angina e problemas de próstata. Mesmo assim, manteve-se na ativa durante toda a vida.

Chico recebeu mais de 100 títulos de cidadania ao longo da vida. Também foi eleito cidadão de Uberaba e escolhido um dos principais cidadãos mineiros do século XX.

Dizia que queria morrer em um dia “em que o Brasil estivesse” feliz. Pois foi justamente o que aconteceu. Chico Xavier “desencarnou” no dia 30 de junho de 2 002, quando o Brasil se consagrava campeão mundial pela Copa do Mundo da Coréia do Sul/Japão.

A produção Chico Xavier, o Filme estreou no dia em que Chico, se estivesse vivo, completaria 100 anos. Semanas depois, ele foi exibido no formato minissérie pela Globo.

Uma entrevista para o programa Pinga-Fogo, da extinta TV Tupi, em 28 de julho de 1 971, rendeu 75% de audiência para a emissora. O detalhe é que ela começou a ser exibida às 23h30 e só terminou às 3h da madrugada. Foi a maior audiência da TV brasileira até então.

O filme Nosso Lar foi a produção mais cara do cinema brasileiro, com orçamento de R$ 20 milhões. Só na primeira semana de exibição, Nosso Lar foi visto por mais de 1 milhão de pessoas.

Segundo a Federação Espírita Brasileira, Chico Xavier escreveu (ou psicografou, para os adeptos do espiritismo), mais de 400 livros e arrecadou R$ 300 milhões com suas obras. Chico, porém, não recebeu praticamente nenhum centavo com os direitos autorais. O dinheiro foi usado em obras de caridade.

Acredite se quiser, mas no período de maior atividade, ele chegou a escrever 14 livros por ano.

Uma carta psicografada por Chico chegou a servir de prova durante um julgamento. Acusado de matar seu melhor amigo com um tiro, o réu foi inocentado graças à essa mensagem enviada pelo médium. Nela, a vítima “desencarnada” confirmava a versão de que o disparo fora acidental.

Ao perder a filha e a neta ainda muito jovens, Tarsila do Amaral, um ícone do modernismo brasileiro, foi buscar amparo no espiritismo. A dor e a depressão causadas pela morte de ambas só foram vencidas graças ao apoio e as palavras de conforto de Chico Xavier.

Outras personalidades que procuraram Xavier em busca de conforto e/ou conselhos: Nair Bello, Glória Perez, Wanderléa, Xuxa, Roberto Carlos, Antônio Marcos, Clodovil e Juscelino Kubistchek.

Acredite se quiser, mas Chico morria de medo de viajar de avião.

Você sabia que 2 milhões de pessoas assinaram uma petição pela candidatura de Chico Xavier ao prêmio Nobel da Paz?

Em 1 944, os familiares de Humberto de Campos reivindicaram na justiça os direitos autorais dos livros psicografados com o seu nome por Chico Xavier. Perderam a causa.

Segundo os seus biógrafos, mais de 200 espíritos teriam se comunicado com Chico Xavier por meio das suas obras escritas. O principal deles, como sabemos, foi Emmanuel.

Ao longo da vida, recebeu em torno de 10 mil cartas ao longo da vida.

Quando chegou em Uberaba, Chico encontrou pouco mais de 10 centros espíritas. Hoje, existem mais de 100.

O velório de Chico Xavier foi acompanhado por mais de 200 mil pessoas.

Ao longo dos seus 92 anos de vida, Chico recebeu o título de Cidadão Honorário em mais de 100 cidades.

Numa enquete com voto popular realizada pelo SBT em 2 002, foi eleito o Maior Brasileiro de Todos os Tempos. Quatro anos depois, também numa eleição com a participação de milhares de pessoas feita pela revista Época, foi escolhido O Maior Brasileiro da História.

Fontes: Wikipédia, Revista das Religiões, Superinteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário